“Arquivo vivo de lembranças e experiências de vida!”

Agosto 27, 2018

Fundado em 12 de janeiro de 1959, O Asilo São Vicente de Paulo tem a finalidade de colocar em pratica a caridade. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, de longa permanência inserida no Serviço de Proteção Social Especial – Alta Complexidade, com Serviço de Acolhimento institucional. Atende idosos com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos, independentes ou dependentes, em situação de vulnerabilidade social e que não tenham possibilidade de permanecer com a família, porque os vínculos familiares estão fragilizados ou aqueles não possuem famílias.

A instituição tem capacidade para acolher 38 (trinta e oito) idosos, mas atualmente atende 28 (vinte e oito), tem parceria com a Promotoria do Idoso, CRAS e CREAS, que encaminham idosos que sofrem violação de seus direitos, atendem também familiares que procuram a instituição solicitando vagas.

O Asilo São Vicente de Paulo acolhe idosos cujos direitos foram violados, buscando garantir condições dignas de vida, resgatando e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, defendendo seus direitos e colaborando para o envelhecimento digno e saudável. O serviço é interrupto, conta com profissionais de diversas áreas para os cuidados com os internos. Seu quadro funcional conta com uma equipe de 25 (vinte e cinco) colaboradores, dentre eles: coordenadora administrativa, assistente social, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, cuidador de idoso, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e técnico de enfermagem.

A instituição se mantém com 70% dos benefícios (aposentadoria/pensão) dos idosos, que é permitido por lei, além de recursos oriundos de Subvenção Federal, Convênio com a Prefeitura Municipal de Mandaguaçu, Convênio com a Prefeitura Municipal de Ourizona, doações de entidades e da própria comunidade de Mandaguaçu, eventos e promoções que tem como apoiadores entidades de cunho filantrópico de nosso município e região.

Projetos desenvolvidos com os idosos: Voluntário Ouvinte, Ver,Viver e ser Visto, Visitas Programadas,  Ser Lindo...Cabeleireiros, Manicures e Barbeiros, Aniversariante do Mês, Nutrição e Dietética, Interação com a Família, Dance Comigo, além do trabalho do nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e equipe de enfermagem, sempre visando  a qualidade de vida e bem estar do idoso. Esses projetos envolvem a equipe técnica da instituição e conta com voluntários da comunidade, além dos projetos, acontecem também ações, como a da “horta suspensa”, que será desenvolvida e coordenada pelos membros da Ordem DeMOLAY Capitulo 875 e pelos membros do Conselho Consultivos, que está em vias de implantação, com o objetivo de promover terapia ocupacional para os idosos, além de produzir alimentos para o próprio consumo dos internos.
Calendário festivo: Festa junina, Jantar dançante, Porco no rolete (parceria com Rotary Club), Leitoa desossada (parceria com Carlos Pop), eventos e comemorações promovidas em prol a instituição, que buscam promover interação social entre os internos, organizadores e a comunidade em geral.

A atual diretoria empenhada em melhorar a administração e a arrecadação de recursos necessários para a sobrevivência da instituição, tomou algumas medidas como: a profissionalização da administração, com a contratação da Sra. Patrícia Bergantin Gentilin Ferreira – graduada em Administração de Empresas, a implantação de Sistema de Gestão online; Investimento na formação continuada dos colaboradores; Convênio Copel (débito de doação na fatura);  Salão Social disponível  para locação  (estrutura completa, capacidade para 180 pessoas), Site com Portal da Transparência (em andamento) e melhoria da estrutura física (mobiliário e equipamentos).  Busca também firmar parcerias com o Ministério Público, Paroquia São Sebastião Mandaguaçu, Radio Colmeia, Loja Maçônica Luz e Esperança, Rotary Club, Câmara Municipal de Mandaguaçu, Associação dos Funcionários da Coca-Cola, Prefeitura Municipal de Maringá (em andamento) e Prefeitura Municipal de Paiçandu (em andamento).

“A necessidade de mudança existe e é fundamental, para melhorar principalmente a qualidade de vida de nossos internos!” – Valentim Zussa.

A instituição precisa do apoio da comunidade e está de portas abertas para receber a todos. Necessita constantemente de doações como: alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas tamanhos M e G, material de limpeza e higiene mais principalmente um pouquinho do seu tempo.

Diretoria:
Presidente – Valentim Zussa